● Pode ser extremamente cuidadoso com algo e completamente descuidado com outro não menos importante
● Discrepância entre o potencial cognitive e a execução
● Dificuldades para se recorder de instruções para início de um jogo por exemplo
● Moroso na sala de aula, porém vigilante e atento em atividades do seu interesse
● Quando portadores de TDAH se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranquilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais.
● O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH. O fato pode estar ligado a característica de hiperconcentração que o portador de TDAH possui quando a atividade desenvolvida mexe com suas emoções
● O TDAH não se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, é mais comum que os problemas na escola sejam de comportamento do que de rendimento.
● As meninas têm menos sintomas de agitação e impulsividade do que os meninos, embora sejam igualmente desatentas.