Algumas pesquisas de mapeamento cerebral mostram que os portadores de TDAH tem um desenvolvimento das áreas que corrrespondem a cognição preservadas. Porém em testes de Q.I estas mesmas pesquisas demonstraram uma queda de 7 a 10 pontos e,Segundo RUSSEll (2002), esta baixa reflete, muito provavelmente, os problemas secundários impostos pela condição de TDAH e não propriamente o comprometimento da inteligência.
Aliás, a inteligência preservada dessas crianças, por muitas vezes acabam por dificultar o diagnóstico do transtorno, uma vez que alguns profissionais só o consideram quando, somada as características peculiares, a criança apresenta também dificuldades para atingir a media escolar e quando isso não ocorre o diagnóstico não é feito e assim por conseguinte o tratamento também não acontece, postergando então, qualquer possibilidade de melhora dos sintomas.
Ouso ainda dizer que os potadores de TDAH parecem ter um nível de criatividade acima da média e para conhecer mais sobre este assunto, leia o artigo: TDAH: um transtorno ou uma alta habilidade?